*Catarata (Facoemulsificação)
A catarata é uma doença ocular que causa a perda progressiva da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos. A lesão dessa patologia atinge o cristalino e o deixa opaco, atrapalhando a entrada de luz nos olhos e comprometendo a visão. Quem tem catarata enxerga como se tivesse uma “névoa” nos olhos, com visão turva e escurecida. Além disso, são notados também outros sintomas, como a sensibilidade à luz, visão noturna comprometida e cores que parecem desbotadas ou amareladas.
Se não for tratada, a catarata pode causar cegueira. A catarata pode ser adquirida de várias maneiras, sendo a catarata senil o tipo mais comum, que ocorre com o processo natural de envelhecimento e surge com mais frequência após os 50 anos de idade. Outros tipos também são encontrados como a congênita, traumática e secundária a medicamentos.
Na faco emulsificação, é realizada uma incisão na córnea de cerca de 3 mm para fragmentar o cristalino doente que ocasiona a doença. Depois de fragmentado e aspirado, o cristalino opaco precisa ser substituído por uma prótese, denominada lente intraocular (LIO). Essas lentes são cristalinos artificiais que são implantados no olho durante a cirurgia, a fim de eliminar a catarata e restabelecer a nitidez da visão.
*Cirurgia de Catarata a Laser
A catarata é uma doença ocular que causa a perda progressiva da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos. A lesão dessa patologia atinge o cristalino e o deixa opaco, atrapalhando a entrada de luz nos olhos e comprometendo a visão.
O LenSx opera com um laser de femtossegundo, que corresponde a um milionésimo de um bilionésimo de segundo. Um laser com essa agilidade garante um procedimento rápido, seguro e eficaz, com incisões mais finas e concisas.
O procedimento cirúrgico com LenSx difere completamente da cirurgia convencional, uma vez que através do laser, não é necessário o uso de lâminas de bisturis e/ou pinças para realizar os principais passos da cirurgia de catarata. Além disso, o processo confere precisão micrométrica, que só é possível pela automação do procedimento, não dependendo da mão do cirurgião. A automação obtida com o LenSx também permite que se preserve os tecidos nobres dos olhos como, por exemplo, a camada interna da córnea denominada endotélio. Dessa forma, uma menor lesão endotelial preserva a transparência da córnea no pós-operatório, fator que melhora a acuidade visual do paciente.
Uma vez estabelecida, a catarata só pode ser completamente removida por meio de procedimento cirúrgico. Apesar de todo o processo ser praticamente automatizado, a cirurgia possui estágios que dependem do controle médico, como a fragmentação do cristalino.
Ao contrário do que muitos dizem, não é necessário esperar a catarata “amadurecer” para realizar o procedimento. A cirurgia pode ser feita a partir do momento que houver interferência na qualidade visual do paciente, ou seja, antes que haja opacidade importante do cristalino.
Para realizar a cirurgia, o paciente fica sob o efeito de colírios anestésicos e sedativos para relaxar. O médico mede a córnea e o cristalino com o auxílio do LenSx e todas as imagens são computadas. Depois, o profissional aplica pulsos de laser na cápsula do cristalino, para que a área afetada pela catarata seja cortada e retirada.
No processo comum, todas essas incisões são realizadas manualmente pelo médico. Após o laser cortar com precisão o cristalino, é realizada a microfragmentação e aspiração dos fragmentos. Na sequência, o cristalino é retirado por meio de uma capsulotomia e uma lente artificial é inserida. O laser concretiza etapas delicadas da cirurgia de forma eficaz, facilitando também o período de recuperação do paciente.
Após a realização do procedimento com LenSx e aspiração dos fragmentos cristalínicos, o cristalino opaco precisa ser substituído por uma prótese, denominada lente intraocular (LIO). Essas lentes são cristalinos artificiais que são implantados no olho durante a cirurgia a laser, a fim de eliminar a catarata e reestabelecer a nitidez da visão.